CHURRASCO PASSO A PASSO FACÍL

CURRASCO FACIL PASSO A PASSO


 Você quer saber todos os segredos de como fazer um belo churrasco você veio ao lugar certo. Vou explicar desde cortes acompanhamentos e sobremesa que você pode finalizar com chave de ouro o seu churrasco.
Devo dizer que o conteúdo é bem completo então leia até o final por que tem muita informação importante que vai te ajudar nos seus próximos churrascos.
Vamos lá, para começar é bom você saber que tudo começa um dia antes! Na verdade dependendo do números de convidados alguns dias antes da data marcada.
Antes do dia do churrasco defina quem serão os convidados e quantas pessoas vai receber, o que servir (entradas, saladas, tipos de carnes e quais bebidas).

Agora sim. Vamos lá!

A churrasqueira

Qual churrasqueira vai utilizar, eu tenho duas na minha casa dependendo do número de convidados eu vejo qual é a mais apropriada, se for o seu caso, faça isso também, isso vai determinar a quantidade de carvão ou lenha que você vai ter que comprar.
Decida se vai usar lenha ou carvão, o carvão é muito mais prático, porém o gosto da lenha vai fazer uma grande diferença no resultado final, a carne fica com um gosto bem especial, principalmente se a lenha for de alguma fruta.
Vai usar grelha ou espeto? Depende de qual carne você vai servir, alguns cortes ficam melhores na grelha, enquanto outros melhores no espeto.
A grelha, espetos e a churrasqueira já estão limpos? Deixe tudo preparado antes, não pega bem ficar lavando esses utensílios na frente dos convidados (já cometi essa gafe, não é legal).
Vai acender a churrasqueira com o que? Acendedor, álcool gel, óleo?


CARNES PARA ASSAR QUE MAIS GOSTO PARA O CHURRASCO

Logo acima eu citei os que mais gosto de gralhar, agora vou dizer os que mais gosto de assar.
Esses cortes demoram mais tempo para assar, o tempo vai variar muito do corte e tamanho da peça, em média o tempo mínimo vai ser de 40 minutos.
Costela (Bovina)
Picanha (inteira)
Costela (Suína)
Paleta Cordeiro/Carneiro
Coxa com sobre coxa de frango
Linguiças

Cupim

TEMPERO IDEAL PARA O SEU CHURRASCO



Sempre sal, seja ele qual for.
Por favor, nunca coloque os temperos prontos. Além de “roubar” o sabor da carne ainda vai deixar o seu churrasco com o mesmo gosto do seu arroz, feijão, e qualquer outro preparo que você fez utilizando esse produto.
Você pode e deve incluir alguns temperos se quiser, mas você é quem controla isso, nada desses produtos prontos. Eu por exemplo sempre tempero frango com páprica, qualquer uma delas: Doce, defumada ou picante, vai depender de quem serão meus convidados.
Ervas como alecrim ou hortelão para o cordeiro, ou tomilho para costelão deixam a carne mais saborosa e aromática.
Pestos para finalização de alguns cortes ficam uma delícia.
Em cortes para grelhar você pode usar inclusive o sal fino sim, por que não? Como você acha que em cozinha de alta gastronomia se tempera um filé alto? Sal fino!
Mas para não errar e não correr o risco de salgar a carne é muito mais prático o uso do sal grosso.
Agora preste atenção antes de comprar o sal grosso. Existem tamanhos diferentes no tamanho do grão de sal e cada tamanho é indicado para o tipo de corte que você vai fazer, grãos menores para grelhar e grãos maiores para assar, não se esqueça disso.
Um tipo de sal que tem começado a ser usado no Brasil é o sal em escamas. Esse tipo de sal é utilizado principalmente em carnes grelhadas, você assa a carne sem absolutamente nada de sal. Quando você for servir a carne, ai sim você salpica o sal por cima da carne, esse sal além de temperar vai dar uma textura surpreendente quando você for comer a carne.


NUNCA


Nunca jogue água na churrasqueira quando o fogo subir demais!
Eu sei que muita gente faz isso e até você mesmo meu amigo leitor(a) faça e fez a vida inteira, mas essa “técnica” pode baixar demais a temperatura da churrasqueira além de comprometer a própria churrasqueira dependendo do material que ela foi feito, fazendo ela estragar mais rápido.
É mais seguro você espalhar melhor o carvão na churrasqueira com o auxílio de um ferro, subir a carne, trocar a carne de lugar, mas não jogue água.
Detalhe importante. Se você precisou jogar água é por que alguma coisa de errado você fez: carvão ou lenha demais na hora errada, tire isso como lição e não erre no próximo churrasco.



Postar um comentário

0 Comentários